Back

Rumo da Vigilância Sanitária em 2009 é tema de reunião

$chapeu_da_noticia.getData()

Rumo da Vigilância Sanitária em 2009 é tema de reunião

Por: ASCOM
Publicado: 06/11/2008 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:09
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Quais as prioridades da vigilância sanitária para o próximo ano? Essa questão é o foco dos debates que ocorrem durante a Reunião Extraordinária das dez Câmaras Setorias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Representantes de diversos setores da sociedade e da Anvisa discutem os critérios para formulação da agenda regulatória da instituição em 2009, nesta quinta (6) e sexta-feira (7) em Brasília.

O diretor presidente da Agência, Dirceu Raposo de Mello, participou da abertura do encontro. Para ele, a reunião possibilitará o planejamento de uma agenda pactuada com a sociedade. “A Anvisa foi a Agência escolhida pelo governo para a construção dos processos de marco regulatório. Esses processos possibilitarão que a transparência e a participação social fiquem ainda mais consolidadas”, argumenta.

Já o diretor da Anvisa Dirceu Barbano destacou que a missão primordial das agências reguladoras é explicitar os conflitos de interesse da sociedade e atuar sobre eles. “A Anvisa, além de preservar a vida das pessoas, tem a responsabilidade de potencializar os projetos políticos de desenvolvimento do país”, afirma.

A ação dessas instituições também foi ressaltada pelo diretor adjunto Neilton Oliveira. “As agências foram criadas em um contexto de grande influência do mercado. Agora, estamos nos aproximando, cada vez mais, da sociedade. É uma grande responsabilidade”, diz.

O diretor adjunto da Agência Luiz Armando Erthal concorda com Oliveira. Segundo ele, os debates ocorridos nas câmaras são mecanismos importantes para que a população auxilie no debate sobre os rumos da vigilância sanitária no Brasil. “Esse espaço demonstra a vontade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária de estabelecer um diálogo com a sociedade”, assegura.


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa